Viagem Escolar: Paranaguá e Morretes.

sábado, setembro 21, 2013


Oláááá, o post de hoje é sobre a viagem que eu fiz com a minha turma de mecânica e com a turma de florestas. Nós fomos para Paranaguá e para Morretes que ficam no Paraná.
Nessa viagem nós pudemos conhecer culturas novas e notamos que as turmas ficaram mais unidas, o que eu achei muito legal. No terceirão teremos uma viagem muito mais legal do que essa, porque estaremos muito mais unidos.


Bem, chegamos primeiro em Paranaguá e visitamos primeiro a Ilha dos Valadares, um lugar onde os escravos eram levados no século passado. Nós caminhamos 15 minutos até finalmente chegarmos à Casa de Mandiquera. O diretor de lá é o Aoréleo Domingues, que nos mostrou tudo e falou também um pouco sobre a sua cultura. 


Nosso almoço foi bem típico. Havia comida para todos os gostos, raia, sardinha, camarão, frango e o costumeiro feijão com arroz.
Uma das tradições caiçaras é o fandango. E nós até dançamos um pouco para se divertir. Vimos a oficina dos instrumentos deles.


Lá eles tem a orquestra rabecônica, que é de rabecas, ao invés de violino. E o fandango perdura até os dias de hoje e é considero um patrimônio Brasileiro. 


" Eu toco minha viola, vós tocais vossa rabeca, as moças que estão dançando, não são moças são bonecas."
 (Verso tradicional do fandango)  
Ainda na casa de Mandiquera, visitamos a capela do Divino, que carrega consigo toda uma tradição da folia de reis e da folia do divino. Visitamos também o manguezal presente naquela região.
Depois que saímos da Ilha dos Valadares, fomos para Matinhos, onde ficava nosso alojamento.




No segundo dia acordamos bem cedo e fomos para Paranaguá novamente. Mas dessa vez fomos ouvir uma palestra sobre o funcionamento, a economia, a expansão do porto de Paranaguá, entre outros assuntos pertinentes ao mesmo.
Após entender bem, fomos finalmente conhecê-lo. E apesar da chuva que fazia, pudemos tirar muitas fotos e ver de perto tudo aquilo que aprendemos.



Depois fomos ao museu de arqueologia e etnologia da UFPR. Ouvimos um pouco sobre a história desse prédio, que é o primeiro de 3 andares do sul do país. Visitamos a exposição cores do Xingu e o museu como um todo. Do museu tivemos uma vista privilegiada do mar. E é claro, aproveitamos para tirar muitas fotos.






Em seguida, fomos para Morretes, onde almoçamos a comida típica de lá, o barreado. O restaurante escolhido foi o Casarão e tivemos até uma demonstração do prato, onde o aluno Fernando Souza, foi o escolhido para esta encenação.




Depois do almoço demos uma volta pela cidade de Morretes; que cidade linda! Eu diria que ela é perfeita para um pedido de namoro. E não é que teve mesmo! O Heryck pediu a Gisely em namoro no coreto da cidade. Foi lindo de ver. Felicidades para o mais novo casal do IFPR.



E como tudo que é bom dura pouco, a nossa viagem chegou ao fim, mas pudemos visitar tantos lugares, conhecer tantas culturas que eu tenho certeza que cada um saiu dessa viagem com um pouco mais de conhecimento e com ótimas lembranças.
Esperamos a viagem do terceiro ano e que esta seja melhor que a deste ano.


Para conferir outras fotos da viagem, clique Aqui.

Beijos;

 Me acompanhe nas redes sociais 

Você pode gostar também

7 comentários

  1. Nossa, eu amei as fotos, bem coloridas, com animação, me aprece que foi bem divertido, dá até vontade de ir :B
    http://galeriacliche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiii gente que legal! Essas cidades são muito legais e históricas, adorei seu post e fiquei com vontade de ir, hehe. Adorei a foto da bicicleta com o fundo antigo ♥
    Beijos,
    Emi.

    www.thechatacherrie.tk

    ResponderExcluir
  3. obrigadaaa meninas, pois é essas cidades são lindas pra fotografar, dá vontade de voltar lá mais e mais vezes

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo registro (fotografia) das cidades históricas do Paraná. Continue com essa motivação e incentivo pois terá futuro Lorena.

    Abraço.

    Josana

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Josana ((: espero continuar assim haha, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos Lorena, parabéns!!!

    p.s. apenas uma sugestão: seria legal colocar as descrições de cada uma delas na parte inferior! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Barbara, gostei de sua sugestão. Vou segui-la nos meus próximos posts, bjs

      Excluir