DIY: Fichário

terça-feira, janeiro 14, 2014


Olááá, o post de hoje é um D.I.Y. e para quem não sabe, em inglês isso signfica "Do it yourself", ou seja, faça você mesmo. E eu sempre achei bem legal esse negócio de D.I.Y. Então resolvi fazer um aqui pro seres pensantes ((:
E há alguns meses atrás eu fiz um fichário e tive a ideia de compartilhar isso com vocês. Eu amo fichários, acho super prático e lindo. Então vamos começar o D.I.Y. 

1- Uma folha de papel paraná;
2- 1 trilho de fichário
3- cola líquida;
4- 1 metro de tecido da sua preferência;
5- 1 metro de fita (também de sua preferência);
6- borracha;
7- lápis;
8- tesoura;
9- régua.

             

Primeiramente você vai precisar escolher o tamanho que você quer fazer seu fichário. Eu optei por fazer um pequeno, então vou dar as medidas que eu fiz, mas vocês fazem de acordo com o que desejam.


Tendo as medidas, cortem quatro pedaços do papel paraná do mesmo tamanho.

                     

O segundo passo é colar duas folhas de papel paraná para que o papel fique mais firme e não dobre quando você finalizar seu fichário. Como você cortou 4 pedaços de papel, faça isso duas vezes.

                    

Depois de ter colado as folhas é hora de pegar o pano que você escolheu e estendê-lo numa mesa e aí sim colar o seu primeiro pedaço de papel. Cole bem nas pontas com a cola líquida para que ele não desgrude. Espere secar para seguirmos para o próximo passo.

                       

 Agora precisamos colar o outro lado do papel e fazemos isso da mesma maneira.

                            

Agora você vai precisar fazer uma lombada para o seu fichário. e as medidas que eu usei foram as seguintes:

Eu fiz a lombada apenas com uma folha, mas se você preferir pode fazer com duas, assim como o resto do fichário. 
E então cole essa lombada como mostra na imagem. 
E depois, ao lado da lombada, cole a segunda folha do mesmo jeito que colocou a primeira. Dos dois lados.

                              


10- cola para tecido
11- renda para decorar o fichário

Depois que você colocou os dois lados do fichário, vai precisar fixar o trilho do fichário e isso pode ser feito de duas maneiras:
1- fazendo um furo no fichário, do mesmo tamanho que o furo do próprio trilho, e aí fixando o mesmo com taxinhas dobráveis de fichário.
2- Ou, pedindo ajuda a um sapateiro. Levando seu fichário lá e pedindo para ele fixar-lo. (Eu fiz desta maneira).

                              

Agora você vai precisar colar as pontas do pano, conforme a imagem.Use a cola pra tecido, já que estamos fazendo o acabamento do fichário, ele ficará muito melhor com essa cola.


Depois de colar a parte de baixo, vamos colar a parte de cima do mesmo jeito. Lembrando que precisa passar bem a cola nas pontas pra não desfiar o fio, nem descolar.


Cole também no meio do fichário, onde ficou uma sobra do pano.


Bem no cantinho, cole bem a fita que você escolheu. Apenas na parte de fora do fichário. Em cima e também em baixo.


Agora é hora de colocar a renda. Eu escolhi uma que é menor do que a fita, então para ficar mais bonito visualmente, resolvi centralizá-la. Passando cola só no centro, como na imagem.

Vai ficar assim, aí precisa repetir o processo na parte de cima.



Por fim, você vai precisar cobrir a parte que sobrou do pano no meio do fichário. Para isso, passe cola do mesmo jeito e cole a renda. Aí sim seu fichário estará pronto (((:

O meu fichário depois de pronto ficou assim:



Espero que vocês tenham gostado desse tutorial e que façam um fichário bem lindo haha

Beijos;

Você pode gostar também

5 comentários

  1. Como coloca o trilho do fichario? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nao cola :/

      Excluir
    2. Eu levei num sapateiro o trilho. ele coloca uma taxinha ali :D
      E para colar você precisa passar bastante cola, espalhar com um pincel e em seguida colocar o pano. Se demorar muito a cola seca.

      Excluir